sexta-feira, 1 de junho de 2012

Premiação para o Laboratório de Comunicação do Museu Goeldi

A produção de conteúdo multimídia ganha espaço na instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia
cartaz_a2Agência Museu Goeldi – Pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório Multimídia de Comunicação Pública da Ciência do Museu Paraense Emílio Goeldi comemorou uma dupla premiação: o Labcom foi vencedor na etapa regional do XIX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom Norte 2012 nas categorias Ensaio Fotográfico e Plano de Comunicação Integrada. O concurso aconteceu durante o XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – Intercom Norte 2012, nos dias 17 a 19 de maio na cidade de Palmas (TO).
Os trabalhos premiados foram originados da campanha de comunicação realizada pelo Labcom para a 5ª edição do Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas - PJMA, iniciada no ano passado. O plano de comunicação do PJMA desenvolveu estratégias de divulgação e ações educativas para o seu público-alvo, alunos e professores do ensino básico do Pará. Foram planejados e produzidos materiais gráficos (Kit do Jovem Naturalista, cartaz e banner), audiovisuais (websérie Naturalistas do Século XXI e documentação das atividades para acesso via site) e para web (site, blog, transmissão on-line de eventos, banners e convites digitais, posts para redes sociais). A comunicação chama atenção e mobiliza para uma ampla programação educativa para as escolas.
O ensaio fotográfico Jovens Naturalistas serviu de base para a confecção dos produtos gráficos, com uma série de fotografias originais tendo como tema a investigação da biodiversidade amazônica.
Os trabalhos seguem agora para a etapa nacional do Expocom, que acontece durante o XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, nos dias 3 a 7 de setembro de 2012 em Fortaleza (CE).
Em 2011, o Labcom Multimídia do MPEG foi premiado na Expocom nas modalidades Produção Multimídia, com o Videoblog da Cotia, e Website, com o site da Revitalização do Parque Zoobotânico. Dois trabalhos originados nas primeiras experimentações da equipe do Laboratório.
ScreenShot20
Produção acadêmica - Outras produções de cunho acadêmico do Laboratório também foram apresentadas no Intercom Norte 2012. Foi o caso dos artigos “Memórias do Museu: registrando com mídias locativas o Museu Emílio Goeldi” e “Práticas de comunicação da ciência na era da convergência midiática”, que trazem análises das vídeotrilhas “Ambientes Aquáticos do MPEG” e “Onde está a memória do Museu?” e da websérie “Naturalistas do Século XXI”. Ambos foram originados dos Trabalhos de Conclusão de Curso em Comunicação Social – Jornalismo das bolsistas Luena Barros e Paola Caracciolo, respectivamente.
Laboratório multimídia – Surgido do projeto “Estudos e Práticas de Comunicação Pública da Ciência na Amazônia” em 2010, o Laboratório Multimídia de Comunicação Pública da Ciência, coordenado p
ela jornalista Joice Bispo Santos, é responsável pela divulgação multimídia de programas e projetos institucionais, além de produzir conteúdos para web e celulares, material educativo audiovisual e treinar alunos, professores, pesquisadores, profissionais e comunitários no uso das mídias digitais para produzir conteúdo sobre ciência.
Com caráter experimental, as estratégias adotadas pelo Labcom inserem esta instituição secular na era 2.0, da comunicação interativa e móvel. O Laboratório foi um dos projetos apoiados pelo 2º Edital de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia lançado pela Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Além de contar com as jornalistas Joice Santos (coordenadora), Luena Barros e Paola Caracciolo, a equipe do Laboratório é integrada pela webdesigner Jéssica Vasconcelos e o publicitário Tomaz Penner.
ScreenShot21
A partir da criação do Laboratório, o Museu Goeldi estreou nas redes sociais Youtube, Facebook e Twitter e sistematizou e amplioua produção multimídia. Já foram elaborados mais de 50 vídeos de bolso relacionados à comunicação organizacional, educomunicaçã
o e jornalismo científico, tanto em formatos tradicionais do jornalismo como experimentais. Além disso, o Labcom desenvolve e gerencia websites, blogs, mapas interativos e planos de mídia para o Projeto Revitalização do PZB, INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, Prêmio Márcio Ayres e Programa de Estudos Costeiros.
Mais do que divulgar a ciência, o Labcom se propõe a aproximá-la do público, valorizando o conhecimento, os valores, os saberes e as memórias que estão dentro e fora do Museu. Para fazer essa troca de conhecimentos, o Laboratório lança mão de tecnologias de baixo custo - compactas, móveis e acessíveis - no registro, edição e compartilhamento dos produtos de comunicação: celulares, câmeras digitais, notebook, tablet e mp4s. Com essas mídias é possível produzir conteúdo digital leve e dinâmico, além de estimular o seu uso criativo e pertinente pelo público, que é constantemente instigado pelo Labcom em produções participativas e oficinas de vídeo de bolso.
Texto: Luena Barros

Um comentário: