Projetos

Projetos que contam com a participação do LabCom Móvel.


• INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia / Escola da Biodiversidade Amazônica - Ebio

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, que integra 12 subprojetos, tem como objetivo analisar os impactos ambientais e sociais e o desenvolvimento de estratégias de uso sustentável para o Arco do Desmatamento, envolvendo ampla articulação com diversos segmentos da sociedade, incluindo gestores, produtores, trabalhadores e escolas.
A Escola da Biodiversidade Amazônica - Ebio é o espaço do INCT para pensar, propor, planejar, experimentar e estudar a organização de processos de aprender-ensinar-comunicar conhecimentos sobre a biodiversidade amazônica e o uso da terra na Amazônia. O LabCom Móvel é um projeto integrado à EBio, atuando no campo da educomunicação e na comunicação institucional.

- Site do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia: http://marte.museu-goeldi.br/inct/

Projeto de Revitalização do Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi
O objetivo do Projeto de Revitalização é transformar o Parque Zoobotânico (PZB) do Museu Paraense Emílio Goeldi em um bioparque, com benefícios às espécies da fauna e flora que ali estão abrigados e para o público visitante. O site do Projeto procura compartilhar com interessados as etapas planejadas para este amplo projeto de reforma, o andamento das obras, as vantagens e necessidades da reforma, aproximar o público da direção e do corpo técnico, além de chamar atenção para as múltiplas faces do PZB.  Esta foi a primeira experiência multimídia do LabCom Móvel, para o qual foram produzidos textos, entrevistas em áudio e vídeo, mapa e gifs animados, papel de parede,  e uma galeria de vídeos e fotos.

- Site do Projeto de Revitalização do PZB: http://marte.museu-goeldi.br/revitalizacaopzb/

• Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Amazônia Oriental
O Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Amazônia Oriental é dividido em seis núcleos regionais de pesquisa (Leste do Pará, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Amapá e Oeste do Pará), com o objetivo de analisar, mapear, estabelecer infraestrutura para pesquisa e utilizar resultados dos estudos em biodiversidade na formação de políticas públicas de conservação. O LabCom Móvel colaborou no ano de 2010 na produção de notícias, na formatação do Boletim Eletrônico PPBio, que circulou internamente nos núcleos regionais.

- Blog do Boletim PPBio: http://boletimppbio.blogspot.com/

• Programa de Estudos Costeiros - PEC
O Programa de Estudos Costeiros do Museu Paraense Emílio Goeldi tem como objetivo "gerar, integrar e comunicar conhecimentos sobre sistemas naturais e a diversidade cultural da Amazônia Costeira e Marinha".  O Programa conta com a parceria de instituições nacionais e internacionais, e busca, por meio do intercâmbio de conhecimentos, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas diecionadas a sustentabilidade dos ecossistemas costeiros e marinhos. 

- Site do Programa de Estudos Costeiros - PEC: http://marte.museu-goeldi.br/pec/