sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Exposição e livro apresentam espécies da Amazônia Maranhense

Um lugar onde podemos encontrar mais de 100 espécies diferentes de peixes, 124 espécies de mamíferos e 503 espécies de aves. Estas espécies compõem uma parcela da biodiversidade da Reserva Biológica do Gurupi, Unidade de Conservação localizada no Maranhão e a última porção de floresta amazônica remanescente do Estado. Além da fauna, na Rebio também podem ser encontradas 37 espécies de samambaias, sendo duas espécies-novas (isto é, descritas recentemente pelos cientistas).
Algumas dessas espécies de fauna e flora são denominadas espécies endêmicas, ou seja, que só existem naquela porção de terras, como os macacos Cairara Ka’apor (Cebus kaapori) e o Cuxiú Preto (Chiropotes satanas). Estes primatas estão na lista de espécies ameaçadas de extinção.
Você pode conhecer um pouco mais acessando a exposição “A vida na Rebio do Gurupi: uma riqueza a se preservar” e o livro “Amazônia Maranhense: diversidade e conservação”. A exposição contém informações e ilustrações sobre as espécies endêmicas encontradas na Rebio, e explica conceitos relacionados à biodiversidade, como endemismo, ocorrências e novos registros. Por sua vez, o livro aborda aspectos econômicos, sociais e ambientais que envolvem a perda de biodiversidade e políticas para a conservação das espécies da Amazônia maranhense.
A exposição e o livro serão apresentados no dia 25 de novembro, durante o seminário “Rebio Gurupi: Gestão participativa para a conservação da biodiversidade”, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio em parceria com o Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio Amazônia Oriental, Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, Embrapa Amazônia Oriental, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Centro de Defesa da Vida e Direitos Humanos de Açailândia (MA) – CDVDH, a Polícia Ambiental do Maranhão e o Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Maranhão – IFMA. Saiba mais sobre o seminário clicando aqui.
Clique aqui e acesse a versão on-line da exposição “A vida na Rebio do Gurupi: uma riqueza a se preservar”.
Clique aqui e acesse a versão on-line do livro “Amazônia Maranhense: diversidade e conservação”. Para saber mais, leia a matéria publicada no Portal MPEG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário