quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Labcom Móvel na Conferência de Mídia Cidadã


A equipe do Laboratório de Comunicação apresentará as estratégias utilizadas
no Museu Goeldi com mídias locativas

Agência Museu Goeldi – A equipe do projeto Labcom Móvel – Estudos e Práticas de Comunicação Pública da Amazônia, do Serviço de Comunicação Social do Museu Paraense Emílio Goeldi, participa da Conferência de Mídia Cidadã, que acontece pela primeira vez em Belém nos dias 17 a 22 de outubro. A conferência estimula o compartilhar das experiências de comunicação na Amazônia, buscando a formação de cidadãos conscientes e participativos.

No dia 20 de outubro, o Labcom ministra a oficina “Práticas de comunicação da ciência utilizando mídias móveis”. Os ministrantes irão apresentar as experiências desenvolvidas pelo Museu Goeldi e as estratégias de divulgação através das redes sociais. Os participantes serão estimulados a pensar em planos de mídia para projetos científicos utilizando mídias móveis. A oficina é uma oportunidade para trocar experiências de divulgação científica utilizando mídias digitais.

Durante a Conferência de Mídia Cidadã, Joice Santos, jornalista do Museu Goeldi e coordenadora do Labcom Móvel, participa de painéis nos dias 21 e 22. Na sexta-feira (21), coordena a mesa de debates sobre o tema “A luta pela democratização da comunicação”, que contará com a participação de Solange Engelmann (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST), Bruno Brasil (ONG CDI), Edna de Mello Silva (Universidade Federal do Tocantis - UFT) e Regina Lima (Ouvidoria Empresa Brasileirade Comunicação - EBC). No sábado (22), a jornalista relata a experiência do Móvel no painel “Cultura digital e cidadania”, que será coordenado por Marianne Eliasquevici (UFPA), e contará também com Gervásio Cavalcante (Universidade Federal do Pará - UFPA), Gilson Vieira Monteiro (Universidade Federal do Amazonas – UFAM) e Maria Cristina Gobbi (Universidade Federal Paulista/Bauru - UNESP).

O evento – Com o tema “Amazônia e o direito de comunicar”, o evento reúne a II Conferência Sul-Americana e a VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. A promoção é da Cátedra UNESCO/Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã, em parceria com várias unidades da Universidade Federal do Pará (UFPA), em co-realização com a Embrapa Amazônia Oriental e o Museu Paraense Emílio Goeldi. 

Durante a programação, acontecem três eventos paralelos: a III Mostra Nacional de Vídeo Cidadão, IV Feira Nacional de Mídia Cidadã e o Festival Nacional de Arte Cidadã. O I Seminário Regional da ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación) - Bacia Amazônica antecede a Conferência, e acontece no dia 17 a 19 de outubro. Mais informações pelo site: http://www.midiacidada.ufpa.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário